A Cidade do México é pioneira na criação de jardins que vão se espalhando de forma belíssima por um viaduto. O verde atravessa a cidade por quase 30 quilômetros de extensão. O espaço, repleto pelo cinza do concreto, redesenhou o espaço urbano da cidade e está servindo como exemplo para outros países.
Os jardins, projetados de forma vertical, não comprometem o projeto estrutural do viaduto e também ajuda a filtrar quase 30 mil toneladas de gases emitidos pelos automóveis que passam por ali. A ideia veio da empresa Verde Vertical que buscou espécies que se adaptam às condições do local e ainda ajudam no reaproveitamento da água das chuvas.
Tudo foi feito a partir de estruturas metálicas repletas de anéis em todo o seu entorno.
As vigas possuem um sistema automatizado de rega, que é controlado de forma remota através de GPS. Por ser um projeto privado, os jardins ainda possibilitam o uso de espaços publicitários em meio à vegetação: uma forma de chamar a atenção dos anunciantes e gerar renda extra.
Já imaginou como seria a instalação de algo parecido aqui em Porto Alegre, em viadutos como o da Otávio Rocha ou da Terceira Perimetral? Fizemos uma simulação:
foto: reprodução | interferência visual: DLegend
O design verde surge para melhorar a qualidade de vida das cidades e seria uma boa opção para a capital gaúcha. Que tal?
Uma ideia simples que faz a diferença.
Be First to Comment