O escritório de design japonês Muji foi pioneiro em associar o luxo às estruturas pré-fabricadas. Na sequência, Robbie Antonio lançou o projeto Revolution PreCrafted, que reúne um conjunto de pavilhões pré-fabricados projetados por 30 designers e arquitetos renomados, incluindo Zaha Hadid, Sou Fujimoto, Daniel Libeskind e Gluckman Tang.
Seu objetivo é democratizar o design das estruturas pré-fabricadas. Alguns dos projetos já foram construídos e apresentados em exposições, outros seguem no 3D, como promessas futuras. Veja aqui uma seleção de produtos da linha Revolution Precraft.
David Salle + Aldo Andreoli Studio (AA Studio) – Casa Artística no Deserto
“Nossa ideia foi fazer uma espécie de casa-estúdio para um artista (eu) e sua família, que poderia ser facilmente instalado em um local no deserto do oeste do Texas. Há poucas obstruções, já que a casa foi projetada para garantir o máximo de visibilidade do entorno quando se está dentro dela. Com suas áreas, a obra abriga diferentes atividades: escrita, pintura, momentos ar livre e encontros sociais.
Estudio Campana – Instalação Bambu
“Focamos em uma estrutura simples com uma forma básica. Nós escolhemos usar o bambu em sua forma pura e natural por ser um material leve e muito presente na cultura brasileira. A instalação resulta em uma peça de mobiliário portátil, sensível e flexível “.
Sou Fujimoto – Anel Infinito
“Nosso projeto propõe uma investigação sobre a ergonomia de estar em ambientes privados e públicos. O pavilhão pega o conceito de espaços pré-definidos e os envolve em torno de um anel, criando uma faixa contínua de espaços habitáveis. O anel inteiro é, então, rodado, gerando infinitas configurações de espaços e infinitas maneiras de se sentar, escalar ou deitar. O resultado são configurações espaciais muito mais ricas do que a soma de suas partes”.
Sou Fujimoto – Estufa Esférica
“Ao transportar o usuário para um mundo íntimo, onde somente ele e suas plantas existem, a Estufa Esférica pretende investigar a nossa relação com as plantas. O pavilhão construído como uma esfera repleta de círculos evoca a ideia de ter um cosmos em seu jardim.
O espaço no interior da esfera é flexível e pode ser arranjado de acordo com o gosto de cada um. O usuário compartilha habita o mesmo espaço que as plantas: assentos se tornam vasos para plantas e vasos viram assentos para as pessoas.”
Tom Dixon – BLOCK
“Tendo como inspiração temas que vão da ficção científica à arquitetura polinésia, o BLOCK explora as formas adaptáveis de se viver, trabalhar ou jogar. Para nós, espaços destinados a tais atividades podem ser construídos em qualquer terreno, com múltiplas configurações de abrigo, a partir de um simples kit de peças. O exterior metálico duro esconde um interior suave, com acabamento todo de cortiça”.
Zaha Hadid – Pavilhão Refeitório VOLU
“Definida por processos digitais sofisticados, a estrutura foi desenvolvida de tal forma que os seus componentes sejam curvados ao máximo. Isso permite o desenvolvimento de projetos abrangentes de forma complexa e expressiva, através da flexão de materiais de lâmina plana, em um processo relativamente simples, que quase não gera desperdício de material”.
Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.
Fonte: Casa Vogue
Be First to Comment