Ótima notícia para os apaixonados por arquitetura!
A Casa Vicens, o primeiro projeto que marcou o estilo contemporâneo do arquiteto Antônio Gaudí pelas “calles” de Barcelona estará, em breve, aberta à visitações.
Inicialmente, a casa foi construída para ser uma espécie da casa de veraneio de Manel Vicens e, posteriormente, moradia fixa da Família Jover – ficando no local por mais de um século e fazendo inúmeras transformações em sua estrutura original.
De acordo com o site ArchDaily, embora a obra tenha sido ampliada de forma respeitosa e acertada pelo arquiteto Joan Baptista Serra de Martínez em 1925, o projeto do museu buscou conservar a essência de Gaudí, fugindo de invenções ou tentativas de mimetizar o estilo da época. Na reforma, os projetistas se preocuparam em retomar a essência do arquiteto, adaptando alguns detalhes do projeto original. A escada central do edifício, que ressalta a característica familiar da construção – com cerâmicas vidradas e formas medievais -, está de volta mais bela do que nunca.
Acompanhando as tendências, o museu buscará minimizar quaisquer tipo de impacto ambiental, visando o turismo sustentável – a ideia é que a rua de acesso seja ao menos parcialmente fechada para pedestres e que as visitas sejam feitas em grupos reduzidos.
Fonte: ArchDaily, Casa Vogue
Fotos: Casa Vogue/Reprodução
Be First to Comment