Já pensou em morar em uma casa que vai se adaptando conforme as mudanças meteorológicas do dia? Pois agora é possível através do projeto de moradia chamado de Sharifi-ha House. Sua concepção conta com três módulos que podem se mover em 90°.
foto: reprodução
A ideia é que eles fiquem abertos durante o verão e sejam fechados no inverno, seguindo a tradição arquitetônica iraniana de construir espaços diferenciados para condições climáticas extremas. A casa faz uso inteligente dos cômodos, de modo que, para os dias de calor, seja possível aumentar os ambientes, deixando o local com mais iluminado e fresco. Já nos dias gelados, a casa pode ficar mais compacta, inclusive com aberturas mínimas para a parte externa.
foto: reprodução
foto: reprodução
A rotação é feita através de um sistema motorizado, desenvolvido para salões de automóveis e salas de cinema por uma empresa alemã. Para os responsáveis pelo projeto, o design teve de ser revisto incontáveis vezes para chegar em seu modelo ideal, exigindo diversos cálculos estruturais. O resultado é uma casa que se adapta às necessidades dos moradores e que pode ser modificada o tempo todo.
foto: reprodução
A disposição dos cômodos nos sete andares do projeto merecem destaque: há dois dedicados à academia, áreas de convívio e bem estar. O térreo abriga o estacionamento e áreas de serviço. Áreas de lazer, cozinha e salas de estar estão concentradas no primeiro e segundo andar, deixando terceiro e quarto com os dormitórios e áreas mais privadas.
Segundo o ArchDaily, o método utilizado para o desenvolvimento módulos é o mesmo aplicado na transformação das cenas teatrais.
(Fonte: ArchDaily, CicloVivo, Instituto Bramante)
Be First to Comment