Há tempos que falamos aqui no blog que o conceito de hortas urbanas está crescendo cada vez mais nas cidades, ajudando a renovar ambientes e melhorar a qualidade de vida da comunidade (reveja o projeto inovador da nova sede da Unisinos). E o melhor de tudo: é possível produzir alimentos de qualidade nos lugares que menos se imagina. Um shopping, por exemplo.
foto: inhabitat
foto: inhabitat
Isso porque acaba de “nascer” uma plantação maravilhosa bem no meio da capital de Israel, Tel Aviv. Mais precisamente no telhado do shopping mais antigo da cidade. Dividindo espaço com os inúmeros arranha-céus do entorno, o Green in the City é uma plantação que produz 10.000 unidades de verduras e legumes orgânicos e hidropônicos, sem utilizar pesticidas ou ocasionar qualquer tipo de dano ao meio ambiente.
Além da belíssima horta, o shopping também possui um viveiro para aves, algumas espécies de árvores e um apiário;
foto: inhabitat
foto: inhabitat
No total, são quase 800 m² de área cultivada, com uma demanda que atende milhares de famílias e estabelecimentos comerciais. Mais do que abastecer a população com alimentos de qualidade, a ideia do projeto é também a conscientização. Assim, o shopping também oferece cursos, palestras, oficinas e workshops abertos ao público. E como se não pudesse ficar mais bacana, os restaurantes do entorno e moradores do bairro recebem os alimentos fresquinhos em casa com entregas feitas com bicicleta.
foto: inhabitat
foto: inhabitat
foto: inhabitat
foto: inhabitat
foto: inhabitat
Já imaginou um projeto de agricultura urbana feito aqui em Porto Alegre, em shoppings como o Iguatemi e Praia de Belas? Com certeza seria uma excelente iniciativa para criar mais áreas verdes na capital, além de sensibilizar os gaúchos sobre a qualidade dos alimentos, a importância dos orgânicos e também a possibilidade de produzir hortaliças nas próprias casas.
foto: inhabitat
foto: inhabitat
Que tal?
(Fontes: Inhabitat, CicloVivo)
Bacana.